Roteiro para História de Vida


Simples roteiro sugestão à elaboração da HISTÓRIA DE VIDA para o

Jornal abc da Segurança Pública / CORREIO BRIGADIANO

 

Com o intuito apenas de facilitar aos colegas da segurança pública elaborem o texto e coletarem as fotos, mais significativas, para sua história de vida, segue abaixo:

Baixe este Roteiro-para-História-de-Vida em arquivo Word

Baixe o Questionário-ao-roteiro-de-Hist Vida em arquivo Word

 Nosso objetivo é que história de vida das pessoas construtoras da segurança pública gaúcha, que assim o desejarem, se eternize no mundo  virtual.

Elas ficarão disponíveis, para consultas e pesquisas, formando um banco da memória dos integrantes das instituições de segurança gaúcha.

E a partir das páginas do jornal abcdaseguranca/correio brigadiano, onde forem publicadas as histórias e, da replicação delas, complementadas em seus respectivos sites, faremos graciosamente essa prestação de serviços à sociedade.

E ela – a sociedade, a destinatária da vida e da acumulação do conhecimento, destes policiais, mas também dos sentimentos e das emoções vividos por estes seus guardiões. Será um banco de dados público, de livre acesso às pessoas, tanto para consultas, quanto para os que dele quiserem participar.

Solicitamos aos interessados (quem indica ou indicados) para nós Construtores da Segurança Pública de nosso Estado, convidados a participar da publicação, que observem as Instruções para redação e avaliação de textos, bem como, imagens que subsidiarão sua: “História de Vida”.

C o l e t a    d a    H i s t ó r i a    d e     V i d a

  1. Geral:
    1. Tamanho do texto: no mínimo 1,5 lauda e, no máximo, 5 laudas;
    2. Trabalhar em papel A-4, digitando em Arial 11;
    3. Não ter qualquer preocupação com formatação do texto;
    4. Não ter preocupação com a exata cronologia, exceto quando citar datas;
    5. Usar os roteiros, abaixo, itens 2, 3 e 4, como se fossem questionários que irá respondendo cada citação como solicitação.
    6. Quando é solicitado fazer um manifestação pessoal (M_Pess), emissão de conceito, fazê-lo no tamanho que julgar importante, mas é conveniente não alongar-se a menos que vá contar um causo ou fato relacionado a compreensão do conceito; O código (M_Pess) será colocado nessas situações para lembrá-lo.
  1. Roteiro de dados para o texto:
    1. Origem familiar com nomes dos pais e profissões, fazendo alguma ampliação quando há pai, mãe, tios ou avós policiais (M_Pess); data de seu nascimento e localidade, incluindo irmãos e as relações de algum destes  com as instituições da segurança; No caso de algum parente policial, citar a organização e o nome da pessoa;
    2. Onde viveu a infância, o colégio do ensino básico que frequentou, alguma lembrança da infância (os brinquedos e brincadeiras de sua época) (M_Pess)e adolescência (os tipos de festas que frequentava (M_Pess);
    3. Onde frequentou o 2º grau, cursos profissionalizantes, inserção no mercado de trabalho, participação de concursos;
    4. Circunstâncias do momento em que definiu por ser policial (M_Pess).
    5. Cidade, OPM e data da inclusão;  Local e tempo de duração do curso de formação;  primeira organização policial, suas funções e percepção entre o que esperava e o que encontrou (M_Pess);
    6. Histórico da constituição de família (companheiro ou esposa) datas e a descrição e nominação  com faixa etária dos filhos. Se grandes o que estão fazendo na vida;
    7. Na mesma sequência  seu roteiro de unidades (OPMs ou DPs) onde serviu na ordem cronológica e se possível precisando, no mínimo,  o ano e como se sentiu ou o que lhe reteve a memória como lição de vida daquele local  (M_Pess).
    8. Cursos civis ou acadêmicos que frequentou e, se quiser o que deles pode aproveitar em prol da corporação ou de sua vida  (M_Pess);
    9. Seu hobby ou as atividades que gosta de fazer fora do trabalho, bem como suas preferências de leitura, música ou esporte (M_Pess);
    10. Descrição detalhada de prêmios que recebeu, mesmo coletivamente, especificando o motivo, a data do evento e o promotor.
    11. Aquela ocorrência que marcou sua carreira, caso queira, falar resumidamente (M_Pess).
    12. Atividades Classistas,  em ONGs ou outras desenvolvidas na reserva. (Clubes de serviços, Clubes sociais, CTGs, Maçonaria e outras)
    13. Outras questões que interesse relatar…..
    14. Algum conceito de questões profissionais que queira deixar para os mais jovens pensar…. (M_Pess)
    15. Dúvidas direto comigo 8514-6869 – Cel Pinheiro

 

  1. Relação ao  tipo de fotos:
    1. As fotos devem ser escaneadas na resolução de 300dpi que é a mais apta para impressão.
    2. Muitas vezes as máquinas fotográficas digitais têm sua configuração para 72dpi, que é a resolução ótima para internet. Nesse casso, a foto gerada por ela vai ser reduzida a um terço de seu tamanho para aproveitamento da resolução para a impressão.
    3. Mas também é possível configurar a máquina para uma resolução maior;

 

  1. Acreditamos que as fotos significativas (representado etapas bem distintas da vida) não devem superar a dez. São exemplos de fotos significativas:
    1. A foto de meio corpo de sua predileção
    2. Foto de um conjunto familiar (que julgue ser a mais representativa);
    3. Foto de quando iniciou a vida policial;
    4. Se já estiver na reserva a última foto que mais lhe agradava;
    5. Uma foto que represente  sua vocação ou prazer pela atividade policial;
    6. Foto de seu hobby favorito;
    7. Eventos que você foi homenageado, os mais importantes (lembre-se de ter descrito tais eventos na narrativa);
    8. Sua foto bebê seria muito importante. Quando ganhamos força, no curso da vida, muitas vezes, pouco recordamos do bebê que fomos e a todos de que tivemos dependência até chegarmos ao sucesso.

 

Nosso roteiro não tem a pretensão de ser completo e nem adequado a todos os casos. É uma simples sequência cronológica das atividades que a maioria dos servidores policiais  se envolvem durante sua vida familiar, funcional, esportiva e ou artística, na medida do que nos for informado.

 

Agradecimentos da redação do  Portal “abc da segurança”

Share and Enjoy:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks

Imagens

120x600 ad code [Inner pages]
Por Laboratorio Web