Sem estrutura urbana

Sem estrutura urbana

19-02 Paulo Franquilin*

Nossas cidades estão abandonadas, temos enormes problemas de conservação e manutenção de nossa estrutura viária, acontecendo muitos estragos nos veículos que trafegam diariamente em ruas esburacadas, enquanto outras estruturas estão em obras.

Qualquer chuva resulta em alagamentos, pois não temos estrutura de esgoto fluvial compatível com o aumento das cidades, aliás, esgoto cloacal atinge só uma parcela das populações urbanas, enquanto o restante ainda utiliza fossas ou despeja direto nos rios e arroios, sem tratamento.

As obras para melhoria das cidades estão sempre com os prazos atrasados, não há cumprimento do cronograma, muito pela falta de recursos para investimento em infraestrutura, por falta de repasses e más administrações.

As paradas de ônibus, em muitos casos, não possuem nem estruturas que protejam do sol e da chuva, o que remete a falarmos das condições do transporte público, com tarifas altas e serviços ineficientes.

Muitos municípios estão investindo em ciclovias, muitas colocadas de maneira inadequada, na busca pela mobilidade urbana alternativa, enquanto outros itens como pavimento de calçadas, pontes para pedestres e acessibilidade para portadores de deficiência não são realizados.

A sinalização é um capítulo à parte, pois não há placas de trânsito em número necessário, mas espaços com cobrança em parquímetros proliferam nas cidades, enquanto containers aparecem na cena urbana em número cada vez maior.

As inundações e enchentes continuam dominando os noticiários, repetindo-se a cada ano, nos mesmos lugares, sendo notícia reincidente o destelhamento e destruição de casas e outras construções urbanas, sem falar nas quedas de árvores.

Possivelmente neste ano teremos uma enormidade de inaugurações de novas obras, com a solução de alguns problemas, asfaltamento de algumas ruas e melhorias em infraestrutura urbana, nos próximos anos voltará a nossa realidade das cidades abandonadas pelo poder público.

TC-Franquilim-300x198*Ten Cel BM, Jornalista e Escritor
Share and Enjoy:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks

URL curta: http://www.abcdaseguranca.org.br/?p=7409

Publicado por em mar 8 2016. Arquivado em ARTIGOS & COLUNAS, TC Franquilin. Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0. Comentários e pings estão desabilitados.

Os comentários estão desabilitados!

Imagens

120x600 ad code [Inner pages]
Por Laboratorio Web