Dra. em Letras Inspetora Maria Izabel

Tese da Terminologia jurídico PC e PM em Glossário Eletrônico

1394171_702908699733226_854730127_n

Em 13 de maio do corrente foi defendida, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS, a Tese intitulada Terminologia jurídico-policial: proposta de elaboração de um glossário eletrônico, sob a orientação da Dra. Cleci Regina Bevilácqua (UFRGS), e co-orientação da Dra. Anna Maria Becker Maciel (UFRGS). O trabalho é inédito no País e propõe o inventário e a descrição dos termos que são empregados pelas policias civil e militar no RS.  Na ocasião, foi apresentada a base de dados eletrônica que deverá ser inserida nos sistemas de informações policiais para subsidiar o trabalho preventivo e investigativo dessas polícias.

O trabalho insere a linguagem policial na seara jurídica, atestando o caráter científico do trabalho preventivo e investigativo no subsídio de informações ao Poder Judiciário. A banca foi composta pelo Dr. Dani Rudnick (SUSEPE), Dra. Maria da Graça Krieger (UNISINOS), e Dra. Sandra Dias Loguécio (UFRGS).  Na solenidade estiveram presentes, além de  autoridades e agentes policiais, também o Presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz,  e o representante da OAB Federal /MEC,  Dr. Luiz Felipe Lima de Magalhães. A Tese foi avaliada com conceito “A” e deverá ancorar a edição de um livro com lançamento previsto para setembro deste ano.

Os componentes da banca destacaram a importância do projeto para a segurança pública do Estado do RS, ao qualificar a linguagem que antecede a aplicabilidade da lei penal. A implementação do glossário deve auxiliar policiais civis e militares de todo o Estado na compreensão  e produção dos termos que utilizam.

Maria Izabel Plath da Costa, Inspetora de Polícia atualmente lotada na Divisão de Planejamento e Coordenação da Polícia Civil, no Serviço de Estatística. Docente na Academia de Polícia Civil. Docente em curso de pós-graduação no IMED/CETRA.

Há oito anos estuda a terminologia jurídico-policial em nível de pós-graduação, como Especialista em estudos linguísticos pela UFRGS. Mestra em Letras pela UFRGS. Doutora em Letras pela UFRGS. Autora de diversos artigos publicados no Brasil e no exterior.

 

O jornal “abc da Segurança Pública” acompanha o trabalho da inspetora Maria Izabel Plath da Costa, desde quando fez sua defesa no Mestrado. Hoje a significância está expressa pela titulação da policial. Seu empenho, por certo, sucitará na Segurança Pública, esforços para um trabalho conjunto da sua Policia Civil e Brigada Militar, através da Porcergs, na implementação de uma ferramenta que facilite a criação em concreto do pioneiro glossário eletrônico de termos jurídico-policiais. Parabéns Inspetora Doutora. Aguardamos a cópia do trabalho para divulgação.

Share and Enjoy:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks

URL curta: http://www.abcdaseguranca.org.br/?p=5446

Publicado por em maio 20 2014. Arquivado em 4. Serv da PC/RS, HISTÓRIAS DE VIDA, Jorn 224. Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0. Comentários e pings estão desabilitados.

Os comentários estão desabilitados!

Imagens

120x600 ad code [Inner pages]
Por Laboratorio Web