Os logos da Apesp no tempo

Apesp e Polost – irmãos siameses

O logo da Associação Pró-Editoração à Segurança Pública foi criada em 1986. Já em 1987 era criada a Polost Editora e Distribuidora Ltda, para ser o braço operacional da associação. E o símbolo da Polost tinha toda a indentidade possível, da época, com o serviço de policiamento ostensivo, ou o “polost” como já era chamado pelo pessoal de linha e que todos, fazia pouco, tinham deixado de ter a uniformidade do capacete. Mas ele era o símbolo naquele momento que melhor identificaria a Polost.

 

O primeiro logo era assim:

Após as primeiras edições de Livros da Polost em conjunto com a Apesp, o logo acompanhou com uma alteração fazendo par com o logo da Polost.

Engessou-se o símbolo da Apesp, cópia do brasão PM e, ao mesmo tempo, deu-se uma textura semelhante aplicada ao  capacete, símbolo da Polost. Mas o conjunto de ambos, nas capas de livros produzidos pela editora, identificavam a ideologia brigadiana e dificultava, até, a aquisição de obras necessárias aos alunos da Acadepol Algo deveria ser feito.

A partir da ideia de integração entre os órgãos policiais, um logo quase idêntico ao brasão nacional de polícia militar que era, naquela época, brasão oficial da Brigada Militar, dificultava em muito as relações. Além disso, havia um problema ideolólogico a ser contornado com a chegada do PT ao governo.  O problema também existia com o símbolo da Polost Editora que era baseado no antigo capecete.

Foi disfarçado o capacete e nossa estrela das PMs parecia uma apologia ao poder. Mas era também, uma composição artística que permaneceu valendo.

A expressão cultural que os trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos gerou foi traduzir-se na logo.

E torno-se o símbolo para as festas dos 25 anos de existência.

8 - Apesp (Medium)

No ano seguinte o presidente Tenente Bayerle cria uma nova derivação bastante delicada

Share and Enjoy:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks

Imagens

120x600 ad code [Inner pages]
Por Laboratorio Web