1ºSgt Alexandre Curto dos Santos, 30 anos de Serviço, na Brigada Militar e, no comportamento Excepcional

 

Não será sua atuação, em um acidente, que mudará a percepção que seus colegas e a instituição, dele aprenderam a ter

Sgt Alexandre Curto dos Santos é considerado pela família filho carinhoso, um irmão protetor e um pai exemplar, assim é conhecido Alexandre Curto dos Santos ou simplesmente “Xandi” para os familiares e amigos íntimos.
Alexandre nasceu em 30 de abril de 1971, em São Sepé, região central do estado do Rio Grande do Sul, onde permaneceu até os 4 anos de idade. Logo após, ele e sua família fixaram residência na cidade de Bagé, no mesmo estado.
No que se refere aos seus estudos, o 1º grau foi concluído na Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, o 2º grau foi na Escola Estadual Carlos Kluwe, todas em Bagé. Realizou também os cursos de datilografia, comunicação empresarial, programação em computação.
Os pais, Arlindo e Zulma, contam que desde pequeno em suas brincadeiras a polícia estava presente, ninguém sabia, mas já nascia ali o desejo de estabelecer ordem e a defesa da sociedade. “Gostava de pegar um cabo de vassoura e sair marchando, imitando os militares”, lembra a sua mãe.
Alexandre não está habituado às rotinas de vida social intensa. Seus momentos de lazer são entre a família e amigos próximos. Ele prioriza a informalidade e a tranquilidade, e como gosta das coisas simples da vida, lhe basta a companhia das pessoas queridas para a felicidade estar completa.
A união, o companheirismo e a colaboração fazem parte da vida em família do Alexandre, muito curioso, desde pequeno buscou aprender e ajudar os pais nos afazeres da casa.
Já os seus irmãos, Vinicius e Michel, que hoje são representantes comerciais e nunca trabalharam na polícia, o tem com um segundo pai que sempre confiaram e respeitaram, e com sua conduta íntegra se tornou um espelho para a vida deles e de seu filho de 11 anos, chamado William, que hoje faz aulas de Judô, inspirado também pelo pai.
Alexandre é exemplo profissional e pessoal para o filho, pois o ensinou os princípios de respeito, educação, ética, amizade e sinceridade, valores estes cultivados por toda a sua vida.
No entanto, entre os seus hobbys preferidos estão o ciclismo, as artes marcíais (judô e hapkido), fazer um churrasco com a família e amigos, tomar um bom chimarrão, viajar e brincar com seu filho William, que adora jogar bola com o pai e ir acampar. Nas suas folgas e férias, faz de tudo para visitar seus parentes e amigos, ou seja, é uma pessoa muito carinhosa e apegada a família.
Ele também gosta de músicas dos anos 80, como Roupa Nova e Bee Gees, bem como os livros sobre atividades físicas e carros antigos.
Para Alexandre, o importante é viver perto das pessoas amadas e que lhe querem bem, fazer o que gosta e o que o coração mandar, pensando no bem das pessoas que o rodeiam. Esse é o verdadeiro sentido da sua vida.
Assim, vamos elencar valores de seu perfil profissional. Inicia-se por ser professor de Educação Física.
Mas, também, ao lado profissional PM, o Sgt Alexandre, além, graduado em Educação Física pela Universidade da Região da Campanha, na cidade de Bagé, em 2000, tem uma série de aperfeiçoamentos e especializações específicas ao ser policiail.. Participou de algumas semanas acadêmicas e seminários. Iniciou a carreira profissional no Exército Brasileiro e na sequência adentrou na Brigada Militar, via concurso.
Também realizou concurso para Fuzileiro Naval, mas foi na Brigada Militar que sua história prosseguiu, seu serviço sempre foi realizado na cidade de Bagé-RS, porém o curso de formação ocorreu em Lavras do Sul-RS, com término no ano de 1992.
Em sua carreira na Brigada Militar participou de grupos como Pelotão de Operações Especiais, Pelotão de Choque, Patrulha Tático Móvel e Pelotão de Choque. Realizou cursos como:
– Paraquedista; – Segurança Pública; – Detetive Profissional pelo Instituto Mundial de Ensino; – Pesquisa e Avalição Física pela Escola de Educação Física da Brigada Militar nos anos de 2010 e 2012; – Modern Police Tactical Shooting Pistol Base pela International Police Training Academy no ano de 2016; – Kapap Combatives pela Avi Nardia; – Corpo de Voluntários de Emergência realizado pela Infraero nos anos de 1999, 2007 e 2008;
Recebeu a MEDALHA DE SERVIÇO POLICIAL MILITAR DE BRONZE pelo estado do Rio Grande do Sul no ano de 2002.
Recebeu a MEDALHA DE SERVIÇO POLICIAL MILITAR DE PRATA pelo estado do Rio Grande do Sul no ano de 2011.

Share and Enjoy:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks

URL curta: http://www.abcdaseguranca.org.br/?p=7879

Publicado por em nov 6 2017. Arquivado em 1. Brigadianos, HISTÓRIAS DE VIDA. Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0. Comentários e pings estão desabilitados.

Os comentários estão desabilitados!

Imagens

120x600 ad code [Inner pages]
Por Laboratorio Web